Como posso limpar meu sofá? Dicas para limpeza completa com produtos comuns

Em alguns lares não é exagero afirmar que a vida gira em torno do sofá. Seus filhos brincam nele, e quando se cansam, sentam para assistir desenhos ou jogar. Você, após um dia cansativo, quer sentar e assistir alguma coisa, escutar música ou, talvez, apenas ficar lá refletindo. Mesmo em casas onde os moradores vão apenas para dormir ele está presente. Além de ser um móvel útil, que proporciona conforto e facilita nos eventos sociais, ele ainda é decorativo. 



Como são móveis com alta durabilidade e por serem caro (em sua maioria), os sofás são trocados apenas em caso de 'sinistros', extremo envelhecimento, ataque de cupins ou outro acontecimento que impeça sua recuperação.Hoje existem muita técnicas e ferramentas disponíveis para aumentar a vida útil de seu sofá ou recuperá-lo. Contudo, isto normalmente requer equipamentos e equipe de profissionais que irão gerar custo. Recomendamos que você preze pela conservação e daremos dicas para aumentar sua vida útil, diminuindo a necessidade de contratação de serviços profissionais.

Como higienizar seu sofá com produtos comuns:

Sempre recomendamos que inicie a limpeza eliminando sujeiras visíveis a olho nu como poeira, fios de cabelo, fiapos, restos de alimentos, etc. Utilize um aspirador de pó ou, caso não tenha, a limpeza inicial pode ser feita com uma escova macia. Passe a escova sobre todo o estofado, não é necessário fazer muita força.

Para limpeza de tecido ou linho:

Uma solução caseira muito recomendado por especialistas é a mistura de 1 (um) litro de água morna para 1/4 (250ml) de vinagre branco. Utilize um pano limpo, umedecido nesta mistura, para passar em toda a superfície do sofá. Esta limpeza pode ser feita mensalmente. Ideal é que a mistura com o vinagre seja feita com água fervente e você aguarde 15 minutos para utilizar após esfriar ao ponto de morna que possa ser manejável a mão. Faça os testes com cuidado, não deixe crianças próximas a mistura durante a o manuseio.

Para limpeza de camurça, veludo ou outros tecidos sensíveis:

Sofás de camurça ou outros tecidos mais sensíveis são de difícil limpeza uma vez que não é possível aplicar produtos de limpeza pesada sem danificar a malha. Recomenda-se fazer a limpeza somente com pano levemente umedecido em solução de água e sabão neutro. Para evitar manchas de poeira o ideal é que a limpeza seja feita todas as semanas.

Para limpeza de couro: 

O couro requer produtos e cuidados especiais para não ser danificado. Não faça testes de produtos de limpeza em seus móveis de couros, existe grande chances de ocorrer ressecamento e esbranquiçamento. Dois produtos comuns e que podem ser usados sem receio são sabão neutro e detergente líquido neutro. Diluir na água em quatro partes de água para uma de sabão e umedecer um pano limpo. Recomendável passar pano em toda superfície do sofá, esperar secar (20 minutos) e passar novamente.

Para limpeza de vinil e outras coberturas plásticas:

Alguns sofás disponíveis no mercado são feitos de vinil, lonas e outras tramas com aspecto plástico. Existem produtos específicos para limpeza destes materiais, mas como intuito deste post é dar dicas de limpeza com materiais comuns recomendamos o uso de limão e sal. Sim, você não leu errado, a mistura de 500ml de água, com dois limões (médios) e uma colher (sopa) de sal é ideal para limpeza de sofás. Misture bem, até o sal diluir quase que completamente, então mergulhe um pano limpo na solução e passe por toda a superfície do sofá. Repita o processo se notar alguma manchinha. Depois passe uma pano levemente umedecido apenas com água para remover o sal e limão.

O que NÃO fazer ao limpar seu sofá:

- NÃO utilize produtos a base de cloro. Eles podem manchar o tecido ou até mesmo causar apodrecimento.
- NÃO utilize sabão em pó. Não são indicados mesmo nos sofás de tecido, podendo ocasionar manchas ou mudança de cor.
- NÃO encharque seu sofá. Sem equipamentos profissionais, como extratoras ou aspirador de líquidos, seu sofá não secará ocasionando aparecimento de mofo e odores desagradáveis.
- NÃO utilize produtos impermeabilizantes sem ler cuidadosamente o manual. Hoje existem diversas empresas que vendem impermeabilizantes com aplicadores fácil aplicação, contudo muito destes produtos são nocivos a saúde e/ou inflamáveis.
- Na dúvida NÃO improvise. Utilize apenas detergente ou sabão neutro, em pouca quantidade.

Não fiz a manutenção do meu sofá e a limpeza convencional não está surtindo efeito. E agora?

Nossa equipe oferece serviços de limpeza de estofados em Belo Horizonte e região. E se você estiver em outras cidades ou estados, nós temos certeza que você encontrará ótimos profissionais em sua região. Nossos serviços são indicamos para todos os tipos de tecidos e é a melhor solução para eliminação da sujeira comum do estofado, eliminação de resíduos de alimentos gordurosos, remoção de resíduos corporais, remoção de poeira grossa de obras, eliminação de odores, eliminação de urina e fezes de animais, recuperação após derramamento de líquidos, eliminação de bactérias e fungos, dentre outros. Clique aqui para fazer a simulação online ou entre em contato.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

VOCÊ CHEGOU AQUI PESQUISANDO POR: sofa limpe você mesmo, limpar sofa em casa, como limpar meu sofa, como limpar sofa sem danificar, limpar sofa com produtos caseiros, solução caseira limpeza de estofados, limpa estofado caseiro, limpa sofa vinílico, limpa estofado em Contagem, limpa estofados Betim, limpa estofado Sarzedo, limpa estofado, Belo Horizonte, tutorial detalhado limpeza de sofá, higienização caseira, higienização faça você mesmo, limpe você mesmo seu sofá, sofa limpeza fácil.

ORÇAMENTO RÁPIDO E SEM COMPROMISSO

COMODIDADE DE ATENDIMENTO EM DOMÍCILIO

SERVIÇOS COM GARANTIA